Irmã June Ann Kirby

Vila Nazaré, SP

Irmã June,CSC, trabalha com os(as) alunos(as) do Grêmio do CURSO SUPLETIVO DO COLÉGIO SANTA MARIA , em São Paulo. Trabalha com alunos durante, mais ou menos, trinta anos. Está no Brasil há 44 anos e veio dos Estados Unidos com anos de prática no campo da Educação.

O Grêmio providencia muitas oportunidades para os alunos. Há a  possibilidade do aluno transformar a sua timidez em liderança durante o seu tempo no Colégio e no seu campo de trabalho também. Através de atividades culturais, educacionais, esportivas, sociais e religiosas os alunos descobrem que a escola oferece muito mais que aulas em salas de aula! Aos sábados, o Grêmio desenvolve atividades esportivas, oficina de bordado, artesanato e aulas de informática.

Alunos do curso noturno trabalham durante o dia e estudam à noite e, muitas vezes, os seus parentes estão localizados em outros estados do Brasil. O Grêmio proporciona apoio aos alunos e alunas a criarem outros laços numa cidade grande como São Paulo.

Irmã June conhece um bom número dos trabalhadores desta cidade e muitas mães e pais de famílias  que estudaram no Curso Supletivo. Para ela, é muito gratificante ver os seus amigos e amigas, (ex-alunos e alunas), fazendo muito bem às famílias, no trabalho e nos cursos que escolhem depois de se formarem no Curso Supletivo do Colégio Santa Maria.

O CENTRO SOCIAL SANTA MARTA foi fundado em 1962 e cuida de 120 a 125 famílias necessitadas na área próxima ao Colégio Santa Maria e outros bairros na Zona Sul de São Paulo. Irmã June está em contato diário com as 70 voluntárias e mulheres que freqüentam o Centro Santa Marta, de segunda a sexta-feira. 

Irmã June orienta a parte religiosa  com as mães e prepara as festas religiosas e comemorativas com todas. Junto com as mães, o Centro Social cuida de crianças todos os dias da semana também.

O Centro oferece cursos de crochê/tricô, bordados diversos, bordados em pedraria, corte e costura, curso de pão, copeira, bijuteria, aulas de pintura em “stencil”, mosaico, gesso, informática para as mães e adolescentes, música (órgão), etc.

Anualmente, no mês de outubro, acontece o tradicional CHÁ DO CENTRO SANTA MARTA, para que os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano sejam vendidos, arrecadando fundos para o serviço social.

As crianças e as mães têm também atendimento odontológico e psicológico todos os dias da semana. Além do apoio de profissionais como dentista e psicólogo, há também o apoio exercido por advogados, nutricionistas, fisioterapeutas e psicopedagogos.

 

O Centro Social Santa Marta quer ajudar a mulher de hoje, a ser uma agente positiva na sua família e no seu bairro, da melhor maneira possível.