Aspirante Maria José - Salvador (BA)

Cidade do Plástico - uma luz no horizonte

Conheça o trabalho pastoral realizado pela aspirante Maria José, fica em fazenda Coutos, na Cidade do Plástico (periferia de Salvador). As famílias vivem em barracos de madeiras numa miséria total, tanto humanamente quanto financeiramente. 

 

" O Bairro Fazenda Coutos, conhecido como Cidade do Plástico, é considerado um dos mais pobres e violentos de Salvador. Nessa área existem centenas de famílias que vicem em barracos de madeiras e plásticos.

As Irmãs Ancilas do Menino Jesus sempre atuaram nessa região, onde existia um barraco comunitário. Com a saída delas, as Irmãs Missionárias do Calvário assumiram os trabalhos na região. Foi um grande desafio adentrar naquele espaço, pois a pobreza e a miséria estampavam e estampam em todos os aspectos da vida daquele povo. Porém, o que lhes mantem e os sustentam, são a esperança e a fé no DEUS da vida.

Nós trabalhamos diariamente com as crianças, dando aulas de reforço escolar, visitando as famílias e desenvolvendo o Projeto Criança Feliz, onde fazemos dinâmicas de interação grupal, autovalorização, sustentação da fé, etc...

Eu sinto cada vez mais em minha vida a presença viva de Deus nestas crianças e famílias desprovidas de vida digna.

Acompanho meus irmõs e irmãs, com muito amor, carinho e atenção pois acredito que a nossa esperança faz a diferença como uma "luz no horizonte" neste lugar."

Maria José Santana da Silva - aspirante da Congregação das Irmãs da Santa Cruz