Depoimento da Irmã Vanessa Cruz Ferreira

Telêmaco Borba, PR

"Nós Irmãs da Santa Cruz fomos chamadas a entregar nossa vida  ao serviço de todos, principalmente aos mais necessitados de nossa presença e Amor. Vivemos em comunidade, pois é na vida comunitária que apoiamos e somos apoiadas umas pelas outras.

Na vida de oração encontramos o suporte necessário para continuar a missão profética, de levar a boa nova do Reino de Deus e denunciar as estruturas injustas que oprimem e matam nosso povo.

 

Sobre minha Vocação  - Ir Vanessa, 24 anos

Acredito que a vocação é um dom de Deus e, por ser um dom que Ele nos dá, é necessário  que  vivamos com muita intensidade e amor. A minha vocação surgiu de uma maneira simples e foi na simplicidade que fui descobrindo que Deus tinha um projeto de vida diferente para mim, projeto este que foi tomando forma e se concretizando no dia-a-dia. Hoje acredito no chamado que Deus nos faz através das pessoas e situações que vamos escutando, aprofundando e discernindo. Aos poucos nos damos conta de que as vocações vão muito além do que um simples chamado... É uma entrega total ao projeto de vida que nos desafia a viver o Evangelho anunciando e denunciando as  injustiças geradas por um sistema capitalista que exclui e marginaliza, gerando cada vez mais a pobreza.
Dizer sim à vocação, para mim, é dizer Sim ao projeto de justiça e fraternidade que o próprio Jesus nos apresenta não só em palavras, mas principalmente com a vida.

Atualmente trabalho na Escola Paroquial de Telêmaco Borba onde, voluntariamente, leciono Ensino Religioso para crianças de primeira à quarta série.
Objetivo geral: conscientizá-los da presença e ação de Deus em nosso meio e história, trabalhar valores e motivá-los a abrir-se ao diferente de maneira receptiva, trocando experiências que levam ao enriquecimento pessoal e grupal, para que se desenvolvam como pessoas humanas e tenham consciência ecumênica. "