Nosso Fundador

Basile-Antoine Marie Moreau
Fundador das irmãs, irmãos e padres da Santa Cruz

Com gratidão e orgulho, a família das Irmãs, Irmãos e Padres da Santa Cruz celebra a proclamação feita pelo Papa Benedito XVI sobre a beatificação do Padre Moreau, que aconteceu em 15 de setembro de 2007. Fundador dos Irmãos, dos Sacerdotes e das Irmãs da Santa Cruz O exemplo e os ensinamentos do Padre Basílio Moreau continuam inspirando a vida religiosa dos irmãos, sacerdotes e irmãs, que ele fundou para servir ao povo de Deus.

Nascido em 11 de fevereiro de 1799, em Laigné-en-Belin, perto de Le Mans, na França, o Padre Moreau conheceu os efeitos devastadores da Revolução Francesa. Ordenado sacerdote aos 22 anos, lecionou no Seminário Maior, em Le Mans, sendo seu superior-assistente. Em Le Mans, fundou a Sociedade dos Sacerdotes Auxiliares, que deviam se dedicar ao ministério da pregação, da educação cristã e das missões estrangeiras. Em 1835, a pedido do bispo, assumiu a direção dos Irmãos de São José, um instituto que tinha sido fundado em 1820 pelo Pe. Jacques Dujarié.

Em 1° de março de 1837, os Padres Auxiliares e os Irmãos de São José uniram-se na Associação de Santa Cruz. Com a aprovação papal das constituições, dada em 13 de maio de 1857, esta Associação se transformou na Congregação de Santa Cruz. Em 1841, para melhor responder às necessidades da missão, tanto no interior da França como no Exterior, o Pe. Moreau fundou um grupo de religiosas.

Atualmente, as irmãs formam três congregações diferentes: as Marianitas de Santa Cruz, as Irmãs da Santa Cruz e as Irmãs de Santa Cruz. Para responder aos pedidos dos bispos, o Pe. Moreau enviou equipes de padres e irmãos para a Argélia (1840) e Estados Unidos (1841); equipes de padres, irmãos e irmãs para o Canadá (1847) e para a Índia (1853); e uma equipe de irmãos para a Itália (1850). Atualmente, os religiosos e religiosas de Santa Cruz trabalham na Europa, América do Norte, América Latina, África e Ásia. Eles e elas exercem diversos ministérios para responder desta maneira a seu compromisso de continuar a missão de Jesus e o carisma do Padre Moreau.


Acesse também:

FILME SOBRE PADRE MOREAU

MÚSICA EM HOMENAGEM A PADRE MOREAU (ouvir)
Letra: Gerson Pessoa (visualizar)
Melodia: Padre Antonio Maria

CRONOLOGIA - BASILE MOREAU