O Instituto das Irmãs da Santa Cruz

Padre Basile Antoine Moreau (1799-1873), fundou a Congregação das Irmãs da Santa Cruz, junto com Madre Maria das Sete Dores, em Le Mans, França, em 1841. Este período foi marcado por perseguições violentas contra a Igreja Católica e desorganização sócio-política. No final do século XIX, houve um imenso crescimento do conhecimento em todos os campos e um forte espírito de aventura.

Esta Congregação de Padres, Irmãos e Irmãs expandiu-se já em 1843 para uma nova missão nos Estados Unidos, estabelecendo várias escolas no meio Oeste, na paróquia de Notre Dame, onde existe até hoje a casa Central da Congregação das Irmãs.

A sua missão logo abrangeu a área de saúde e os territórios mais afastados dos centros populacionais.

Em 1947, no fim de Setembro, veio um convite de Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, para ir ao Brasil. No dia 1º de Novembro, as Irmãs Charlita, Olivette, Caecilius e Armella já estavam em Vila Betânia, a casa de campo do recém falecido Dom José Gaspar.

Neste terreno foi fundado, em 15/03/48, uma pré-escola que ampliou-se ano após ano, até completar as séries do antigo colegial, hoje o Ensino Médio. As vinte e uma irmãs da Congregação, hoje no Brasil, trabalham nos Estados de Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia em pastorais de educação, terra, direitos humanos, trabalhadores, jovens, mulheres e de cunho espiritual. A variedade dos engajamentos depende das necessidades do povo em cada local onde há irmãs e dos talentos e preparação de cada equipe de irmãs e dos leigos com quem trabalham.

Conheça um pouco mais sobre cada instituição:

COLÉGIO SANTA MARIA

PRISMA

CENTRO SANTA MARTA